fbpx

Reflorestamento ambiental com drones é possível, você sabia?

Estudo liderado pelo pesquisador Thomas Crowther, da Universidade de Yale:
Publicado na revista Nature, existem hoje no mundo 3 trilhões de árvores, ou seja, 420 árvores por habitante do planeta.

Entretanto o que há de mais assustador neste estudo é a dimensão da influência humana sobre este número. Estima-se que 15 bilhões de árvores são removidas por ano sendo que apenas 5 bilhões são plantadas. Em outras palavras, é como se todo ano você perdesse duas de suas 420 árvores. Desde o início da civilização humana, o número de árvores caiu 46%.

E o que estas preocupantes notícias têm a ver com drones? Segundo a start up BioCarbon, tem tudo a ver!

A empresa fundada pelo engenheiro da NASA e Ph.D, Lauren Fletcher, tem por missão reverter este cenário utilizando drones para o reflorestamento de 1 bilhão de árvores em escala industrial. Sua tecnologia prevê uma semeadura de precisão e um mapeamento para aumentar a probabilidade de desenvolvimento florestal saudável.

reflorestamento_ambiental_drone_vant
Reflorestamento ambiental realizado com Drones

Seu sistema consiste em usar os VANTS (veículos aéreos não tripulados) para mapear e reunir dados detalhados do terreno para elaboração de mapas 3D e definição do plano de plantio que será efetuado pelos próprios drones com precisão e rapidez. Enquanto dois plantadores humanos conseguem plantar até 3.000 sementes por dia, Fletcher afirma que seus drones são capazes de plantar até 36.000 sementes por dia, bem como penetrar áreas de acesso difíceis.

Feito isso, são realizadas auditorias que ajudam a fornecer avaliações sobre a saúde do ecossistema ao longo do tempo.

Fletcher afirma ainda que o processo traz consigo diversos benefícios adicionais:

Como o potencial para a criação de empregos locais;
Novos materiais para a indústria local, solo e ar mais limpo e uma considerável redução de gases de CO2, que seriam absorvidos pelas árvores.

5/5 (1)
Reflorestamento ambiental com drones é possível sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 17 =