fbpx

Voo irregular com drone

Voo irregular com drone é passível de prisão.

Nós da Max Drone sempre salientamos a importancia de voar em conformidade à regulamentação.

Como é sabido, desde maio de 2017 existe no Brasil uma regulamentação publicada pela ANAC, além de recomendações e regras do DECEA, assim como obrigações e normas a serem seguidas para garantir a segurança do espaço aéreo brasileiro.

Voo irregular com drone próximo a aeroportos
Voo irregular com drone próximo a aeroportos

A regulamentação existe e deve ser seguida, pois voo irregular com drone é crime, passível de prisão.

Adicionalmente, alguns clientes insistem em contratar um piloto para a realização de um projeto em um local não permitido pela lei. Cabe mencionar que voar em acordo com a regulamentação é de responsabilidade do piloto, podendo o mesmo responder nas esferas civil, administrativa e penal. Entretanto, a empresa contratada e o contratante, podem também ser co-responsabilizados em juízo, por isso, recomendamos:

Recomendação ao cliente;

A todos aqueles que desejam contratar um piloto, um conhecimento (mesmo que superficial) das normas existentes (veja aqui);
Que exijam o envio da documentação do equipamento e da autorização do DECEA quanto ao seu voo em específico.

Recomendação ao Piloto:

Que conheça profundamente todas as regulamentações e recomendações existentes, seguindo-as rigorosamente afim de evitar transtornos, acidentes, multas, apreensão do equipamento e até prisão.

Conheça a Regulamentação
Conheça a Regulamentação e não realize voo irregular

No Brasil, existem até a data deste artigo, mais de 24 mil drones registrados, sem contar os que voam de forma irregular (sem registro).
A cada dia aumenta a incidência de casos e acidentes envolvendo drones no Brasil e no Mundo, lembrando que cada pais possui uma regulamentação própria.

Voo irregular com drone neste Final de semana:

Neste sábado em Buenos Aires um drone atingiu um avião durante o pouso.
Felizmente o Drone não atingiu as turbinas do avião, que conseguiu realizar o pouso com segurança, escute o áudio da comunicação do piloto com a torre:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=vzMkNvGqyMU[/embedyt]

Sábado (11/11):

Voo irregular com Drone em Buenos Aires
Voo irregular com Drone em Buenos Aires

Domingo (12/11)

Neste domingo, um drone que voava perto do aeroporto de Congonhas em SP, foi responsável pelo cancelamento de 35 voos, gerando transtorno e problemas para muitas pessoas, lembrando que em momento algum, o voo de domingo perto do aeroporto de Congonhas – SP seria autorizado pelo DECEA. Se o piloto for encontrado, ele poderá ser preso. Veja a matéria:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=nMev1fDGKH0[/embedyt]

Fonte: G1 – Globo

Cabe mencionar que no Brasil é proibido o voo próximo a aeroportos, assim como voos em rotas de pouso de de aviões. (Pelo DECEA, é especificado um limite de 5,4 KM de aeroportos)

A maior fabricante de drones no mundo DJI, possui um sistema de segurança que impede o funcionamento do drone próximo a aeroportos, em alguns casos o limite acaba próximo da cabeceira do aeroporto, permitindo que o drone ganhe altitude conforme ele se afasta desta área, veja como funciona no vídeo abaixo:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=YoXAMRQoIAA[/embedyt]

Acidentes com drones em casos mais graves podem leva a morte de inocentes. Portanto, seja prudente na hora de voar ou até mesmo contratar um serviço.

#VOESEGURO

Luiz Fernando.

Diretor e Piloto da Max Drone

 


Comentários via Facebook
5/5 (4)

Voo irregular com Drone no Brasil
Classificado como:            
Abrir conversa
Quer conversar por WhatsApp?
Powered by